Interatividade
Surgiu a partir dos anos 80, uma condição revolucionária, inovadora da informática, da televisão, do cinema, do teatro, dos brinquedos eletrônicos, do sistema bancário on-line, da publicidade, etc. Há uma crescente "indústria da interatividade", usando o adjetivo "interativo", para qualificar qualquer coisa cujo funcionamento permite ao seu usuário algum nível de participação ou troca de ações. Este texto procura depurar o conceito de interatividade no sentido de buscar seu significado mais profundo.
Nos anos 90 ocorre com o termo interatividade o mesmo que ocorreu com o termo pós-modernidade nos anos 80: banalização. Antes, qualquer coisa era chamada de pós-moderna principalmente pela mídia impressa. Hoje muita coisa é definida como interativa. Tenho visto o adjetivo ser usado nos contextos mais diversos. A conseqüência disso é que o termo interatividade tornou-se tão elástico a ponto de perder (se é que chegou a ter!) a precisão de sentido. O termo virou marketing de si mesmo. Vende mídias, vende notícias, vende tecnologias, vende shows e muito mais. É a chamada "indústria da interatividade".
Ana Luísa,Gabriela Quaresma,Larissa Prado,Rafaela Santos,Ravel Andrade e Yasmin Moreira . 9ª B
Nenhum comentário:
Postar um comentário